Grupo Fechado de Dicas

Faça Parte Agora. É Grátis!

13 Lugares de São Luís do Maranhão para seu Roteiro

Hoje selecionamos mais uma capital brasileira com paisagens incríveis para montar nosso roteiro. Estamos falando dos lugares de São Luís do Maranhão. Cidade com tantos adjetivos exaltando suas paisagens que deixa qualquer visitante querendo conhecer os detalhes e lugares de São Luís do Maranhão.

 Lugares de São Luís do Maranhão

Lugares de São Luís do Maranhão

13 Lugares de São Luís do Maranhão para seu Roteiro

Influencias deixadas pelos Franceses, a bela São  Luís do Maranhão se orgulha do patrimônio deixado pelos seus primeiros colonizadores. Em todo o Brasil é a única que teve a fundação iniciada por eles. Após os franceses os holandeses e portugueses  deixaram suas heranças culturais por aqui.

Quando se fala em Maranhão muitos remetem aos Lençóis Maranhenses, mas este paraíso fica a cerca de 250km da capital São Luís, por isso fica para uma outra pauta do Novas Rotas.

Quem desembarca no Maranhão pode ficar certo de que terá ensinamentos culturais interessantíssimos e, sendo brasileiro sentirá ainda mais orgulho de ser parte de uma terra tão rica em lugares e histórias. 
 
Bom, vamos passear em São Luís (mais conhecida como São Luís do Maranhão)?

 Deixe as tuas malas e vamos direto para:

Centro Histórico de São Luís

 Tão belo que é em 1997 já era o nosso Patrimônio Cultural da Humanidade. Perfeito para esquecer da vida agitada da “cidade grande” o Centro Histórico de São Luís, localizado no bairro de Praia Grande, possui mais de 3.500 estruturas arquitetônicas de influencia Portuguesa e nas ruas ainda preservam os azulejos e pisos característicos do século 18.


Casa do Maranhão

Agora vamos entrar em um destes casarões para ouvir e ler mais sobre a história do estado. A Casa do Maranhão está no bairro histórico e seu edifício é de 1873.

Neste lugar você conhecerá os ritmos tradicionais das festas do estado, belezas além da capital, detalhes sobre a famosa festa do Bumba-Meu-Boi.
 A música e dança são ao som de Tambores como os de Mina e de Crioula, som de Caixeiras e claro, o Reggae maranhense.

Antes de sair já pode ir comprando as suas lembrancinhas. 

 


Teatro Arthur Azevedo

Quer mais atrações para passar a noite ou visitar lugares de dia? Para ambas as opções São Luís do Maranhão tem o Teatro Arthur Azevedo. O palco de grandes espetáculos, o Teatro é uma construção de 1817 e segue a linha de estilo neoclássica.


Em 2006 foi reativado, antes o segundo teatro mais antigo do Brasil passou cerca de 30 anos com suas portas fechadas. Hoje, pode ser visitado e recebe grandes atrações em suas instalações.

(Rua do Sol, 180 . Centro Histórico)


Palácio dos Leões 

Prova histórica da colonização francesa, construído como um forte ainda em 1612. Hoje a construção está modificado e se tornou sede do governo do estado.

Mesmo assim podem ser realizadas visitas guiadas durante as tardes da segunda, quarta e sexta.
Este lugar também é conhecido como Fortaleza de São Luís e guarda relíquias dos séculos 18 e 19.


Igreja da Sé / Catedral de São Luís

Como sabemos a intervenção religiosa deixou grandiosidades culturais em nosso país e, no Maranhão não foi diferente. Um dos lugares de São Luís do Maranhão mais visitados é a Igreja da Sé.
Construção jesuíta de 1629, passou por intervenções em 1699 e 1922 para que ficasse ainda mais bela.


Avenida Litorânea

Dando uma pausa na imersão histórica da surpreendente São Luís do Maranhão, vamos até a Avenida Litorânea sentir o clima do lugar. Mais precisamente entre a Praia de São Marcos e do Calhau.
Escolha o que deseja fazer: Sentar e apreciar a paisagem; Ver seus filhos se divertindo no “Parquinho da Litorânea”; alugar uma bike; andar de pônei…Pônei? Isso! 

 Avisamos que os lugares de São Luís do Maranhão são diferenciados!


Casa do Nhozinho

Uma das personalidades do lugar, o artesão Nhozinho, ganhou este espaço em sua homenagem. Aqui ficam expostas obras que retratam a cultura local e indígena, que são parte do forte folclore regional. 

Este casarão está na rua Portugal, nº 185.


Praça do Pescador

Importante destacar que São Luís tem praças cheias de histórias e entre elas a Praça do Pescador que andou sendo melhor cuidada pelo governo local. Este interessante monumento está na Av. Ulisses Guimarães em frente a praia de São Marcos.


Jardim Botânico

Sempre bom visitar um Jardim Botânico pois eles sempre nos proporcionam novidades. Aqui por exemplo há oficinas educativas, cursos, trilhas e cerca de 12 mil mudas plantadas em um grande viveiro.


Parque Estadual do Bacanga

O número 10 da nossa lista não poderia ser outro. Para quem gosta de natureza se prepare, pois são 3.075 hectares de Floresta Amazônica. Passeios, trilhas ecológicas e contato direto com a fauna e flora brasileira.


Praia do Calhau

Praia em São Luís? Praia do Calhau. Encantando por suas águas tranquilas e o visual de vegetação + areais, todo mundo se encontra por aqui. 

Barracas agradáveis para curtir o sol e ventos favoráveis para curtir diversos esportes.


Praia Olho D’Água

 Esta é escolhida por suas falésias e dunas incríveis. Pessoas que gostam de esportes náuticos como a Vela escolhem a Praia Olho d’água para sua diversão. Com quiosques e bastante visitantes é uma das lindas praias do lugar.


Lagoa da Jansen

Último mas não menos interessante (pelo contrário), temos a Lagoa da Jansen. Localizada entre a praia da Ponta d’ Areia até as mediações do bairro São Francisco.

Bastante frequentado por pessoas atrás de esportes, vista do seu mirante, restaurantes e badalação, com certeza será um ponto bastante visitado quando você estiver em São Luís de Maranhão.

Quanto mais tempo você tiver para conhecer os lugares de São Luís do Maranhão, mais apaixonado pela história e paisagens você ficará. Também então nos melhores roteiros lugares como Museu Histórico e Artístico do Maranhão (MHAM), Convento e Cafuá das Mercês, ….

Divirta-se, dance e conheça as belezas do Brasil com o Novas Rotas.

13 Lugares de São Luís do Maranhão para seu Roteiro
9 votos. Average 5 out of 5

E ai, o que achou? Deixe um Comentário!

Comente este artigo. Sua opinião é importante pra gente ♥